NR-13 - CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO
A Inspeção de Segurança, para atendimento da norma NR-13, tem como objetivo monitorar a condição de segurança do equipamento inspecionado, prevenindo situações de riscos, como a ruptura da parede do equipamento.
Estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e a saúde dos trabalhadores.
É de responsabilidade do empregador a adoção de medidas determinadas nesta norma regulamentadora.
O teste hidrostático deve ser realizado pelo fabricante durante o processo de fabricação. Cabe ao profissional habilitado fundamentar a realização de um novo teste hidrostático respeitando as normas técnicas de como deve ser executado (para caldeiras, vasos de pressão e tubulações). Além de testar a resistência do equipamento, o teste hidrostático também alivia as tensões residuais do equipamento.
Se necessário, pode ser realizado teste pneumático, desde que adotadas todas as condições de segurança.
Caldeiras - Equipamento que oferece grande capacidade de produção de vapor ou água quente, conforme sua característica e especificação técnica. Ao completar 25 anos a Norma determina que seja realizado análise o tempo restante de sua vida útil.
Vasos de pressão / pulmão / reservatório de óleo - Equipamentos mais comuns da norma regulamentadora NR-13. Equipamento versátil encontrado nos mais diversos tipos de negócio (indústrias, oficinas, clínicas médias e odontológicas, escolas, hospitais, postos de combustível, etc). Armazenamento de ar comprimido / geração de vácuo / reservatório ar/ óleo.
Compressores - Ar comprimido para as mais diversas aplicações. Quando necessário pressão constante, mais usual o tipo "parafuso". Para as aplicações que permitam uma variação na pressão (máximo e mínimo) normalmente o "cabeçote" que é utilizado.
Vasos de pressão e tanques criogênicos - Desenvolvidos com a finalidade de armazenar e preservar gases criogênicos como oxigênio, argônio, nitrogênio, dióxido de carbono e gás natural liquefeito com total segurança em baixíssimas temperaduras.
Precisa de maiores informações ou quer fazer seu orçamento agora mesmo?
INSPEÇÃO DE SEGURANÇA - NR-13
Mais do que qualquer outra coisa, a inspeção de segurança tem como principal objetivo manter o equipamento em boas condições operacionais.
Para muitas pessoas, a inspeção de segurança é apenas a realização do teste hidrostático ou a emissão do "laudo do compressor", mas vai muito além disso. Durante a inspeção, o profissional habilitado tem a oportunidade de avaliar as condições dos equipamentos através de ensaios via ultrassom, teste hidrostático ou teste de estanqueidade.
A emissão do laudo segue uma sequência determinada em norma técnica ABNT e também deve conter uma ART (anotação de responsabilidade técnica) registrada no CREA.
Todo equipamento submetido a pressão apresenta risco de explosão pela natureza de operação, porém, este risco pode e é controlado com a inspeção de segurança.